Por Jane Gonçalves*

A casca do ovo comercialmente é considerada a embalagem do ovo e esta deve ser de boa qualidade para conservar a parte nobre do mesmo, que é o albúmen e a gema.

Sua formação é um processo simples e dinâmico que leva aproximadamente 20h, e sua qualidade pode ser influenciada por fatores como: idade, ambiente, manejo e nutrição.

Na nutrição, dentre diversos pontos, há 3 microminerais de suma importância, são eles: Zinco (Zn), Manganês (Mn) e Cobre (Cu).

O zinco é um cofator importante na atividade da anidrase carbônica que controla a transferência de íons bicarbonato do sangue para a glândula da casca.

O manganês juntamente com o Zn são cofatores de metaloenzimas associadas a síntese de mucopolissacarídeos e carbonato que compõem a matriz orgânica da casca do ovo.

O cobre é essencial para a reprodução, crescimento, desenvolvimento do tecido conectivo e pigmentação da pele e sua deficiência leva à produção de ovos com cascas deformada ou até mesmo ovos sem casca.

Diversos trabalhos indicam que a suplementação destes microminerais é muito importante para que a formação da casca seja completa e permita produção de ovos de boa qualidade.

E devido a biodisponibilidade elevada dos minerais quelatados, é interessante avaliar o uso de um suplemento composto por este tipo de mineral.

A VLN FEED está à disposição para lhe ajudar de forma mais direcionada e efetiva. Entre em contato conosco.

*Jane Gonçalves é gerente técnica da VLN